O leasing imobiliário é uma prática em ascensão no Brasil, mas bastante comum ao redor do mundo. É comum que as pessoas procurem um imóvel para alugar em uma imobiliária em Bragança Paulista, encontrando o lugar ideal, mas sem a possibilidade de compra no futuro. Já o leasing, tem um objetivo diferente. Inclusive, ele pode ser a melhor solução para aqueles que precisam de uma grande quantidade de capital, sendo capaz de agregar bastante em diferentes tipos de situações.
Contudo, como falamos, ele ainda não é tão conhecido. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar melhor o que é o leasing imobiliário.
O que é leasing imobiliário?
Para compreender o que é o leasing imobiliário, tenha em mente o conceito de aluguel. Ou seja, aqui, o locador é proprietário de um imóvel (comercial ou residencial), que o disponibiliza para uso do locatário por um tempo determinado, ou seja, no período determinado pelo contrato de aluguel. Sendo assim, o leasing também envolve um proprietário e um cliente, que terá a posse do imóvel enquanto durar o contrato do leasing.
Contudo, os termos usados nesse tipo de negociação são arrendador (proprietário) e arrendatário (cliente). Em boa parte dos casos, o primeira compra um imóvel que é do interesse do segundo, no qual irá usufruir do bem pelo tempo de contrato e sob o pagamento de prestações, parecidas com a taxa de aluguel. Mas, ao final do contrato, é possível adquirir o imóvel mediante o pagamento do valor residual.
Aqui, as parcelas são pagas como se fosse uma locação, mas nelas está embutido um valor adicional, que corresponde a uma antecipação do saldo para adquirir o bem no futuro. Portanto, as prestações servem como parte do pagamento na compra do imóvel.
Leasing imobiliário e aluguel são a mesma coisa?
Ainda que ambos pareçam iguais e envolvam um pagamento mensal de uma taxa, na verdade essas são modalidades bem diferentes. Isso porque, no leasing, em boa parte dos casos o proprietário adquire um imóvel sob medida para o arrendatário (responsável por alugar ou arrendar a casa em Bragança Paulista ou um apartamento em Bragança Paulista. Ou seja, ao final do contrato, o inquilino tem a possibilidade de comprar o imóvel, podendo seguir com a compra ou finalizar o contrato. Além disso, o que ele já pagou será abatido do valor da venda.
Já quando falamos no aluguel, você não tem direito de comprar o imóvel no final de contrato. Inclusive, isso só irá acontecer se o proprietário decidir colocar à venda o bem durante a vigência do contrato.
Então, resumindo, o leasing imobiliário é um contrato de locação com a opção de compra no final, sendo que esse detalhe é a principal diferença entre as modalidades.
Leasing imobiliário e financiamento: o que difere?
É comum que as pessoas confundam o leasing imobiliário e o financiamento, mas eles são modalidades diferentes de aquisição. Vale deixar claro que o primeiro é uma boa alternativa para quem ainda não tem certeza se realmente quer comprar um imóvel, mas quer ter a opção de fazê-lo no futuro. Por outro lado, o financiamento é o processo recomendado para quem já tem certeza de que irá adquirir uma propriedade.
Sendo assim, no leasing, você paga o aluguel com a possibilidade de abater esse valor no futuro, caso queira comprar o imóvel no final do contrato. Já no financiamento, você já tem a intenção de compra no momento em que entra em contato com a instituição financeira.
Como funciona o leasing imobiliário?
No leasing imobiliário, o arrendador geralmente é uma instituição financeira, mas também pode ser uma sociedade de arrendamento mercantil, sendo o dono do imóvel até que o arrendatário faça a compra. Esse segundo, portanto, é quem irá usufruir do imóvel em Bragança Paulista, pagando o “aluguel” todos os meses. Como falamos, no final do contrato, o valor das parcelas é abatido e essa é uma das grandes vantagens do leasing imobiliário, que também o difere de outras modalidades, como aluguel e financiamento. Obviamente, são adicionadas despesas de cartório e taxas que precisam ser pagas para a transferência do imóvel.
Para quem é interessante fazer o leasing imobiliário?
Vale lembrar ainda que o perfil de quem faz o leasing imobiliário é mais voltado para pessoas jurídicas. Inclusive, o de empresas é o mais comum, sendo que os arrendatários são, geralmente, bancos e há mais segurança de um investimento desse tipo quando falamos em capital de empresas.
Entretanto, os contratos particulares também existem, sendo que o mais indicado é contar com a ajuda de especialistas para entender se esse tipo de negócio realmente é indicado para você.
Então, agora que você entendeu o que é o leasing imobiliário, entende para quem ele é indicado e se encaixa em seu perfil e necessidades. Ele é uma ótima saída para pessoas jurídicas que precisam de novas sedes ou espaços comerciais, mas também pode ser interessante para pessoas físicas.