imobiliaria em bragança paulista

Poesia Imóveis

O que é leasing imobiliário?

O que é leasing imobiliário?

leasing imobiliário

O leasing imobiliário é uma prática em ascensão no Brasil, mas bastante comum ao redor do mundo. É comum que as pessoas procurem um imóvel para alugar em uma imobiliária em Bragança Paulista, encontrando o lugar ideal, mas sem a possibilidade de compra no futuro. Já o leasing, tem um objetivo diferente. Inclusive, ele pode ser a melhor solução para aqueles que precisam de uma grande quantidade de capital, sendo capaz de agregar bastante em diferentes tipos de situações.

 

Contudo, como falamos, ele ainda não é tão conhecido. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar melhor o que é o leasing imobiliário.

 

O que é leasing imobiliário?

 

Para compreender o que é o leasing imobiliário, tenha em mente o conceito de aluguel. Ou seja, aqui, o locador é proprietário de um imóvel (comercial ou residencial), que o disponibiliza para uso do locatário por um tempo determinado, ou seja, no período determinado pelo contrato de aluguel. Sendo assim, o leasing também envolve um proprietário e um cliente, que terá a posse do imóvel enquanto durar o contrato do leasing.

 

Contudo, os termos usados nesse tipo de negociação são arrendador (proprietário) e arrendatário (cliente). Em boa parte dos casos, o primeira compra um imóvel que é do interesse do segundo, no qual irá usufruir do bem pelo tempo de contrato e sob o pagamento de prestações, parecidas com a taxa de aluguel. Mas, ao final do contrato, é possível adquirir o imóvel mediante o pagamento do valor residual.

 

Aqui, as parcelas são pagas como se fosse uma locação, mas nelas está embutido um valor adicional, que corresponde a uma antecipação do saldo para adquirir o bem no futuro. Portanto, as prestações servem como parte do pagamento na compra do imóvel.

 

Leasing imobiliário e aluguel são a mesma coisa?

 

Ainda que ambos pareçam iguais e envolvam um pagamento mensal de uma taxa, na verdade essas são modalidades bem diferentes. Isso porque, no leasing, em boa parte dos casos o proprietário adquire um imóvel sob medida para o arrendatário (responsável por alugar ou arrendar a casa em Bragança Paulista ou um apartamento em Bragança Paulista. Ou seja, ao final do contrato, o inquilino tem a possibilidade de comprar o imóvel, podendo seguir com a compra ou finalizar o contrato. Além disso, o que ele já pagou será abatido do valor da venda.

 

Já quando falamos no aluguel, você não tem direito de comprar o imóvel no final de contrato. Inclusive, isso só irá acontecer se o proprietário decidir colocar à venda o bem durante a vigência do contrato.

 

Então, resumindo, o leasing imobiliário é um contrato de locação com a opção de compra no final, sendo que esse detalhe é a principal diferença entre as modalidades.

 

Leasing imobiliário e financiamento: o que difere?

 

É comum que as pessoas confundam o leasing imobiliário e o financiamento, mas eles são modalidades diferentes de aquisição. Vale deixar claro que o primeiro é uma boa alternativa para quem ainda não tem certeza se realmente quer comprar um imóvel, mas quer ter a opção de fazê-lo no futuro. Por outro lado, o financiamento é o processo recomendado para quem já tem certeza de que irá adquirir uma propriedade.

 

Sendo assim, no leasing, você paga o aluguel com a possibilidade de abater esse valor no futuro, caso queira comprar o imóvel no final do contrato. Já no financiamento, você já tem a intenção de compra no momento em que entra em contato com a instituição financeira.

 

Como funciona o leasing imobiliário?

 

No leasing imobiliário, o arrendador geralmente é uma instituição financeira, mas também pode ser uma sociedade de arrendamento mercantil, sendo o dono do imóvel até que o arrendatário faça a compra. Esse segundo, portanto, é quem irá usufruir do imóvel em Bragança Paulista, pagando o “aluguel” todos os meses. Como falamos, no final do contrato, o valor das parcelas é abatido e essa é uma das grandes vantagens do leasing imobiliário, que também o difere de outras modalidades, como aluguel e financiamento. Obviamente, são adicionadas despesas de cartório e taxas que precisam ser pagas para a transferência do imóvel.

 

Para quem é interessante fazer o leasing imobiliário?

 

Vale lembrar ainda que o perfil de quem faz o leasing imobiliário é mais voltado para pessoas jurídicas. Inclusive, o de empresas é o mais comum, sendo que os arrendatários são, geralmente, bancos e há mais segurança de um investimento desse tipo quando falamos em capital de empresas.

 

Entretanto, os contratos particulares também existem, sendo que o mais indicado é contar com a ajuda de especialistas para entender se esse tipo de negócio realmente é indicado para você.

 

Então, agora que você entendeu o que é o leasing imobiliário, entende para quem ele é indicado e se encaixa em seu perfil e necessidades. Ele é uma ótima saída para pessoas jurídicas que precisam de novas sedes ou espaços comerciais, mas também pode ser interessante para pessoas físicas.

Posts Recentes

Ver todos os imóveis

Bragança Paulista
plugins premium WordPress